quinta-feira, 19 de abril de 2012

Departamentalização

Cada organização possui um ou mais tipos de departamentalização, de acordo com as exigências internas e externas.
Há 5 tipos de abordagens que definem o agrupamento de departamentos e subordinação ao longo da hierarquia, a saber:

  • Abordagem Funcional
  • Abordagem Divisional
  • Abordagem Matricial
  • Abordagem em Equipe
  • Abordagem em Rede


ABORDAGEM FUNCIONAL
Cria departamentos formados por especialistas em determinada função.

FUNCIONAL
Os departamentos são agrupamentos de pessoas com habilidades e conhecimentos similares. Temos, como exemplos, departamento de vendas, finanças, recursos humanos, produção etc. É uma estrutura ainda muito usada nas organizações.


ABORDAGEM DIVISIONAL
Cria departamentos que são formados por divisões separadas e auto-suficientes para produzir um produto/serviço ou parte dele.

PRODUTOS OU SERVIÇOS
Os departamentos são definidos em função das tarefas inerentes aos produtos ou serviços. Como exemplo podemos citar os hospitais com suas unidades agrupadas pelo tipo de serviço prestado: maternidade, bloco cirúrgico, emergências etc.

GEOGRÁFICA
Também chamada de territorial, de área ou regional. Neste caso, a departamentalização é feita com base nas atividades a serem desenvolvidas em determinada região. Uma empresa de grande porte pode, por exemplo, agrupar sua força de vendas por áreas como: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste, Centro-Oeste.

CLIENTELA
As atividades são agrupadas em departamentos de acordo com as características do cliente ou mercado a quem o produto ou serviço é oferecido. Idade, hábitos de compra, sexo, nível sócio-econômico são algumas informações que servem de base para este tipo de departamentalização. Como exemplo temos as lojas de departamento com suas seções diversas, de acordo com cada tipo de cliente.

PROCESSOS
O agrupamento é feito de acordo com as fases do processo produtivo, seguindo a ordem da atividade produtiva ou da disposição do equipamento utilizado. Esta departamentalização é muito utilizada no nível operacional das organizações. Exemplo: Corte, estamparia, montagem.

PROJETOS:
São organizados em função de projetos específicos desenvolvidos pela empresa. As atribuições são temporárias, uma vez que projetos têm data de início e término. Terminado o projeto, o grupo que havia sido designado para ele volta a seu trabalho anterior ou é indicado para outro projeto. Exemplo: Uma empresa especializada em contabilidade designa um administrador de projeto e alguns contadores para realizarem uma auditoria.


ABORDAGEM MATRICIAL
É uma combinação da departamentalização funcional e divisional.

ESTRUTURA MATRICIAL
É uma estrutura mista que visa maximizar o rendimento da organização. Para tanto, utiliza a estrutura funcional para as funções internas e a divisional aos produtos ou serviços a serem realizados. Muito utilizada em grandes organizações.


ABORDAGEM DE EQUIPES
Cria equipes multifuncionais ou permanentes para realizar tarefas específicas.

ESTRUTURA BASEADA EM EQUIPES
As equipes multifuncionais são formadas por pessoas de departamentos diversos para realizar tarefas específicas e temporárias. São pessoas com habilidades e conhecimentos diferentes.
Nas equipes permanentes as pessoas trabalham juntos em um mesmo local para a realização de tarefas específicas. São subordinados a um mesmo chefe.
A estrutura de equipes torna a organização mais horizontal em torno dos processos de trabalho (poucos níveis hierárquicos), descentraliza a tomada de decisões, delega autoridade e transfere responsabilidade.


ABORDAGEM DE REDES
É o mais recente tipo de departamentalização. A organização desagrega suas principais funções em unidades interligadas por uma pequena organização central.

ESTRUTURA EM REDE
Os serviços de cada função são conectados eletronicamente. Cria uma nova forma de organização através de contatos externos vindos de qualquer parte do mundo, coordenados eletronicamente. Seu organograma tem formato circular ou estrelado, sendo a unidade central interligada às demais unidades.

ORGANIZAÇÕES HÍBRIDAS
É a adoção de uma mescla de tipos de departamentalização em todos os níveis da organização. Com este tipo de estrutura ela é chamada de Organização Híbrida. Podem ter divisões baseadas em produtos, funções, regiões, clientes, equipes etc. em todos os níveis hierárquicos.

ORGANIZAÇÕES VIRTUAIS
Criadas devido ao impacto provocado pelo crescente desenvolvimento tecnológico e da moderna tecnologia da informação. Estas organizações são um conjunto de atividades e soluções fornecidas pelo mundo virtual. Também chamadas de não-territoriais ou não-físicas, dispensam escritórios convencionais. As pessoas podem trabalhar em casa (Home office) interagindo com o sistema de informação da empresa através da internet.

Importante ressaltar que não há abordagem melhor ou pior. Cada organização escolhe seu tipo de acordo com seu planejamento estratégico. Aquela abordagem que melhor atender a seus anseios será a ideal para a empresa. E se uma apenas não atender, pode ser utilizada mais de uma abordagem.

Bons estudos!

Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/miscelaneaconcursos 

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário